SHIATSU E SAÚDE

30/03/2011 11:50

 

SHIATSU E SAÚDE

 

É um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos, que por sua vez, assim como o Do-in, também japonês, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi"). O Shiatsu tem aplicações várias, como em problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.

Shiatsu é um sistema japonês de fisioterapia, ministrado com os dedos, polegares, cotovelos, joelhos ou pés. Envolve a concentração em pontos de pressão, ou tsubos, com o objetivo de afetar o equilibrio da energia vital, ou ki, nos meridianos.
Pode ser recebido pela pessoa vestida.

  Em uma pessoa saudável, prevalece uma condição de equilibrio, e o ki (energia) flui cotinuamente ao longo dos meridianos, como o combustivel por uma tubulação, alimentando e mantendo todas as partes do corpo. Mas quando o corpo está enfraquecido por um estilo de vida extravagnte, estresse emocional ou lesão, o ki não mais flui de modo contínuo, tornando-se deficiente em algumas áreas e excessivo em outras: passa a existir um estado de doença.

  Quase todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas "meio saudaveis", nossa condição não está completamente equilibrada. Podemos estar sujeitos a resfriados ou desarranjos gástricos, ou podemos ficar tristes e deprimidos. Como prevenção contra a enfermidade, o shiatsu é o remedio caseiro ideal. O shiatsu não envolve uma intervenção drástica nos processos corporais, apenas reequilibra o ki, de modo que o corpo possa curar a si mesmo.

   O importante é ter como objetivo do tratamento tanto os sintomas como sua causa. Tratar apenas a cabeça por causa de uma cefaléia é ignorar não só todo o sistema de sustentação dos meridianos interconectantes, mas também o principio de que o corpo e a mente constituem um todo orgânico indivisivel. Por isso, é mais seguro e eficaz o tratamento de todo o corpo